Por Ana Flávia Pilar - O Globo - 11 de novembro de 2024 - Com modelo…
VIAPAR Cultural – inscrições vão até o dia 27 de fevereiro
Os seis melhores projetos vão dividir os R$ 230 mil destinados ao projeto
Prosseguem abertas até o dia 27 de fevereiro as inscrições para o 2º VIAPAR Cultural, iniciativa coordenada pelo Instituto Cultural Ingá, que tem como objetivo beneficiar diferentes formas de expressões artísticas, propondo o estreitamento entre empreendedores culturais e a democratização do acesso à parte dos recursos disponíveis via destinação fiscal da empresa patrocinadora (Concessionária de Rodovias VIAPAR). Ao todo, vão ser destinados R$ 230 mil entre os seis melhores projetos.
Estão aptos a participar da seleção produtores culturais de Maringá e região com projetos aprovados pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura ou em fase de aprovação (Art. 18 da Lei Federal Nº. 8.313/91). Para o produtor cultural, Marcos Trindade, tal concurso possibilita que artistas e produtores de Maringá e região tenham a oportunidade de mostrar o trabalho. “Não me inscrevi na primeira edição, mas agora conhecendo melhor o projeto pretendo participar da seleção. É um concurso que está valorizando os talentos locais, incentivando a cultura regional”, destacou.
No ano passado, o VIAPAR Cultural distribui outros R$ 200 mil entre nove projetos selecionados. Neste, a procura também está sendo grande, segundo o assessor de comunicação da concessionária, Marcelo Bulgarelli. “Muitos produtores culturais nos procuram solicitando o patrocínio. Entendemos que o VIAPAR Cultural é a melhor forma de escolha dos projetos”, finalizou.
Serviço
O edital completo pode ser conferido no site www.institutoculturalinga.com.br. Mais informações pelos telefones: (44) 3025-9595 ou (44) 3025-9625.
Critérios de seleção
– Projeto proposto / Ineditismo: Concepção da ideia/proposta, inovação, bem como o diferencial que incrementará a programação cultural da região sugerida.
– Edições anteriores / Presença de público: Resultados auferidos, quantidade de pessoas participantes e credibilidade gerada pelo evento/espetáculo cultural.
– Circulação, distribuição e difusão da Cultura / Período de abrangência: Locais de realização, integração cultural junto a comunidades por meio de envolvimento socioeconômico e quantidade de encenações/apresentações.
– Ampliação do acesso da população aos conteúdos e serviços culturais gerados: Previsão de público, democratização e acesso aos eventos/ações propostas, além dos temas a serem abordados no projeto e sua área de impacto na sociedade.
– Relatório de Atividades do proponente.
– Currículo.
Valores destinação
– 1º lugar (R$ 70 mil); 2º lugar (R$ 50 mil); 3º lugar (R$ 40 mil); 4º lugar (R$ 30 mil); 5º lugar (R$ 25 mil); 6º lugar (R$ 15 mil)
Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 05 de janeiro de 2015
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