Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
VIAPAR substitui saco de lixo convencional por material biodegradável
Produto inovador leva apenas entre seis e 18 meses para ser absorvido pela natureza, contra cerca de meio século do comumAvançando mais um passo em sua política que visa contribuir para a preservação do meio ambiente, a VIAPAR decidiu substituir os sacos plásticos comuns utilizados para acondicionar o lixo produzido em seus diversos departamentos, por um outro tipo de saco elaborado com material biodegradável. A concessionária informa que consome mais de 7.500 unidades por mês.De acordo com o analista da Qualidade e Meio Ambiente da empresa, Walace Merlin, enquanto o produto convencional demora cerca de 40 a 50 anos para completar o ciclo de degradação, esse outro – que começa a decompor-se quando em contato com o oxigênio – leva somente entre seis e 18 meses.O material é produzido em Maringá e, juntamente com algumas redes de supermercados locais, a VIAPAR está entre as primeiras empresas a utilizá-lo. Hoje, o custo do biodegradável é cerca de 10% mais caro que o comum, mas a popularização de seu uso acredita Merlin, acabará diminuindo o valor do produto.
O analista da Qualidade e Meio Ambiente da VIAPAR diz que a concessionária decidiu adotá-lo por uma questão de cidadania, como um investimento no futuro do planeta. “Várias outras empresas, de diferentes setores, passarão a incorporá-lo ao seu dia-a-dia tão logo conheçam os benefícios que oferece ao ambiente”, concluiu Walace. (VIAPAR)
Pessoal, Bom Dia,
temos em Serrana, interior de São Paulo, um grupo de ação direta, que possui um centro cultural autogerido, e estamos também com a idéia de divulgar a substituição do material convencional de plástico por um bidegradável em nossa cidade e região, junto a outras ONGs, aliás, já estamos começando a trabalhar a conscientização das pessoas para este tema, também virado para as sacolas plásticas utilizadas no comércio, gostaria de receber de vocês uma melhor demonstração do seu produto, e saber quais as possíveis chances de parceria podemos ter para tornar esta idéia uma realidade.
Aguardo resposta.
Eu tenho uma pequena loja em Pelotas-RS.
Gostaria de saber se estas sacolas já e acessível ao meu comercio
necessito de mais informações sobre o produto e se é possível utilizara s sacolas para condicionar alimentos